Você sabe a diferença de Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)?
- Jeson Medeiros Jardim - CFP ®

- 16 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Letra de Crédito Imobiliário (LCI): A Letra de Crédito Imobiliário é bem conhecida no mundo dos investimentos. A maioria dos Bancos de Varejo oferecem esse tipo de aplicação ao cliente. É um título renda fixa, com taxa prefixada ou pós-fixada. Os principais indexadores desse investimento são o CDI e o IPCA.
A isenção de imposto de renda é um incentivo para esse tipo de investimento pelo fato de as instituições utilizarem esses recursos para o financiamento imobiliário. A liquidez geralmente é somente no vencimento, entretanto pode ser negociado no mercado secundário.
O vencimento desse título é de no mínimo 9 meses. E no máximo não pode exceder o prazo médio ponderado da carteira de crédito que fornece lastro a operação, então depende da instituição financeira o vencimento pode ser de 9 meses e até 10 anos. O “lastro” é a carteira de imóveis da instituição, que estão alienados fiduciariamente aos clientes.
E dessa forma possui garantia real que em caso de falta de pagamento do financiamento imobiliário, o Banco pode executar a garantia, tomar o imóvel e revendê-lo para honrar os pagamentos desse título. O título conta com garantia do Fundo Garantidor de Crédito. para aplicações de até R$ 250 mil por CPF por conglomerado financeiro. Podemos afirmar que possui uma garantia dupla, o risco é realmente muito baixo. Assim como os demais títulos de renda fixa possui Risco de Mercado, Liquidez e Crédito.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA): É um título de renda fixa que possui taxas prefixadas e pós-fixadas, geralmente indexados à taxa DI. Possui vencimento mínimo de 9 meses, o prazo máximo não pode exceder o prazo médio ponderado da carteira de crédito do agronegócio da instituição financeira, geralmente com vencimento 9 meses a 10 anos.
A LCA possui a isenção de Imposto de renda sobre o rendimento para investidor pessoa física. Está disponível nas corretoras de investimentos. Faz parte da cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$ 250 mil por CPF. Além de possuir a garantia real do agronegócio que pode ser executada em caso de falta de pagamento. Os riscos inerentes a essa aplicação possuem Risco de Mercado, Liquidez e Crédito.
Portanto, atualmente os investimentos em LCI e LCA são os mais populares para o quem busca isenção de imposto de renda nos ativos, o que acaba diferenciando os títulos, é apenas a atividade que financia, LCI fomenta o mercado imobiliário e a LCA fomenta o agronegócio. Assim como os CDBs dos Bancos Médios oferecem uma rentabilidade mais elevada do que os Bancos Tradicionais. As LCIs e LCAs disponíveis em Bancos Médios também oferecem uma rentabilidade maior do que os maiores bancos. Geralmente você encontrará a diversidade de títulos apenas em corretoras de valores. Um pouco de pesquisa, trará grande diferença de rentabilidade no longo prazo.






Comentários