Taxa Selic 11,25%! Como ficam os investimentos?
- Jeson Medeiros Jardim - CFP ®

- 11 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2024

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida pelo Banco Central do Brasil por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM) e serve como um importante indicador para toda a economia.
A Selic é a principalmente ferramenta de política monetária. Impacta diretamente todos os investimentos de renda fixa e renda variável. Além de influenciar diretamente o custo do dinheiro, uma Selic mais alta encarece o custo de crédito, assim como uma Selic mais baixa tem o efeito contrário.
A Taxa Selic a 11,25% é muito positiva para investimentos em renda fixa especialmente os que possuem taxas pós-fixadas. Nesse cenário os investimentos recomendados são:
· Tesouro Selic
· CDB Pós-Fixado
· LCI Pós-Fixada
· Fundo DI
· Fundo Crédito Privado Conservador
Todos os investimentos recomendados protegem o investidor nesse momento de incerteza. E ainda trazem uma boa rentabilidade. Por outro lado, a renda variável é impactada negativamente. As ações geralmente desvalorizam nesse cenário de taxa de juros elevada.
No entanto, existem ótimas oportunidades que surgem nesse momento. É interessante analisar empresas que mesmo nesse cenário continuam lucrativas.
Portanto, a renda fixa é a melhor opção nesse momento de elevação da taxa Selic, e com tendência de alta. Temos que fazer um movimento tático, esse é o momento de optar por investimentos conservadores, mas sem perder de vista as oportunidades da renda variável.






Comentários