Como multiplicar meu capital investindo em ações?
- Jeson Medeiros Jardim - CFP ®

- 17 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2024

Existem várias formas de multiplicar o capital ao investir em ações. A ação é a menor fração do capital social da empresa S.A listada em bolsa de valores, na B3. O titular de uma ação é proprietário da empresa, e dessa forma acredita no crescimento futuro da empresa. O sócio é remunerado conforme o volume de ações que possui.
Os rendimentos oferecidos aos investidores, podem vir das seguintes formas:
Dividendos;
Juros sobre o capital próprio;
Bonificações;
Direito de subscrição;
Ganho de capital
Os dividendos são pagamentos em dinheiro aos titulares das ações. Podem ser pagos mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente. São calculados com base do lucro líquido da companhia no exercício social. A legislação vigente determina que a empresa deve distribuir no mínimo 25% do lucro líquido obtido no exercício, caso não conste no regulamento da empresa, muitas vezes esse percentual é até mesmo maior. Existem empresas no mercado que distribuem até 100% do seu lucro, em forma de dividendos. A vantagem de recebimento dos dividendos é a isenção de Imposto de renda, uma vez que já foi recolhido pela empresa.
Os juros sobre o capital próprio ou JSCP, são proventos que as companhias podem pagar aos seus acionistas. São calculados com base no lucro líquido dos resultados anteriores, que não foram distribuídos aos investidores. A vantagem para empresa ao distribuir os JSCP é a dedutibilidade fiscal, entra como despesa financeira no balanço da companhia. No entanto, incide uma alíquota de 15% sobre o valor distribuído.
As bonificações são a incorporação das reservas de lucro distribuída aos acionistas em proporção idêntica à participação acionária. Pode ser emitida pela criação de novas ações, ou alteração do valor da ação.
O Direito de Subscrição decorre do lançamento de novas ações no mercado, são oferecidas na mesma proporção acionária aos investidores da companhia. Dessa forma o investidor tem o direito de comprar ação geralmente por um valor inferior ao valor de mercado. Caso não tenha o interesse de exercer o direito de compra, pode tranquilamente vender esse direito no mercado lucrando com a operação.
E o ganho de capital é a valorização do preço da ação no mercado. Quanto melhor forem as perspectivas futuras e os resultados atuais da companhia, maior tende ser a sua capitalização de mercado e consequentemente sua reputação. Lembrando que o ganho de capital na venda de ações é isento de imposto de renda com vendas de até R$ 20.000 no mês. Acima desse valor paga-se uma alíquota de 15% sobre o lucro da operação.
Você está esperando o quê? Vamos aprender mais sobre o mercado financeiro e começar a investir em produtos mais sofisticados. A Veredas Capital está aqui para te ajudar nessa jornada. Abra sua conta!






Comentários